Home • Notícias
Notícias
Brasil terá mestrado e doutorado a distância a partir de 2020.
29/08/2019
Deliberação para oferta é do Ministério da Educação.

O Tarde Nacional desta terça-feira (13) fala como irá funcionar a oferta de pós-graduação (mestrado e doutorado) a distância em todo o país. Sobre esse assunto, Fátima Santos e Anchieta Filho batem um papo com o professor e conselheiro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), Nelson Boni.

Ouça a entrevista no player abaixo:

De acordo com ele, enquanto a educação presencial está estagnada, o ensino a distância cresce no país.

"A graduação a distância começou em 2006. Foi um início devagar, mas hoje nós temos praticamente dois milhões de alunos. É a modalidade que mais cresce! Em 2017 houve um decreto que definiu um marco regulatório para o ensino a distância. O modelo do mestrado e doutorado não é exatamente igual o da graduação, mas há muitas similaridades. Ainda é uma nova experiência que nós vamos vivenciar", afirmou.

Sobre as provas, Nelson comenta que já há na graduação a possibilidade de fazer o curso todo online. No caso do mestrado e doutorado, não há ainda nenhuma regra específica, mas há a possibilidade de usar um dos polos. Outro ponto importante é que só poderão oferecer a pós faculdades que tenham nota entre 3 e 5. A instituição também precisa ser credenciada no ensino a distância (EaD).

Para o professor, essa regulamentação é uma oportunidade ímpar, pois há uma enorme demanda reprimida de mestres e doutores pelo país.

Cursos Já Visitados
Grupo Educamais nofacebook
  • Envie-nos suas Dúvidas