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Grupo Educamais • Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

QUERO SER ALUNO
Como faço para efetuar minha matrícula?
  • O aluno escolhe o curso de sua preferência. Ao clicar no curso são apresentadas as seguintes informações:
  • Carga Horária;
  • Objetivo e Público alvo;
  • Pré-requisitos e Metodologia;
  • Matriz Curricular;
  • Formas de Pagamento.
  • Ao selecionar a melhor forma de pagamento, o aluno, se for de graduação, deve selecionar o pólo de sua preferência para realização da prova. Finalizar em FAZER INSCRIÇÃO.
  • Na próxima página, o aluno terá as informações de seu carrinho. Caso desejar outro curso, basta clicar em CONTINUAR COMPRANDO. Caso contrário, FINALIZAR COMPRA.
  • Na outra tela, o aluno deverá se cadastrar e validar seu CPF. Após cadastrar o CPF, deverá preencher a ficha cadastral. Após a finalização do preenchimento, será encaminhado ao e-mail pessoal do aluno um link de confirmação de cadastro. O aluno deverá clicar no link que o direcionará, novamente, para o site para a conclusão da compra. Neste ambiente, ele se cadastrará no PagSeguro e escolherá os meios de pagamento. Após selecionar o meio de pagamento, a compra será finalizada. Então, o aluno terá acesso ao portal, porém, a liberação do ambiente virtual do aluno só será realizada mediante o recebimento do comprovante de pagamento e da documentação.
  • Alunos com Agente: o Após o pagamento de matrícula, o aluno deverá enviar toda a documentação necessária, contrato e termos para nosso Agente responsável. Esse, por sua vez, cuidará dos procedimentos para efetivar a matrícula do seu aluno.
  • Alunos sem Agente (comprou diretamente pelo site): o Após o pagamento do boleto de matrícula, enviar e-mail para o nosso departamento comercial para orientação dos demais procedimentos para formalizar a matrícula. Lembrando que os documentos autenticados, comprovante de pagamento de matrícula e contrato deverão ser escaneados e anexados ao e-mail para conhecimento do responsável. Aguardar o contato do departamento comercial: Telefone: (11) 2174-2350 - E-mail: comercial@grupoeducamais.com.br
Como faço para enviar os documentos para a matrícula?
  • Os documentos para a matrícula devem ser enviados ao Grupo Educamais no endereço da Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4899 - Bela Vista, São Paulo-SP. CEP: 01401-002 a/c Secretaria Acadêmica.
  • Documento de Identidade;*
  • CPF;*
  • Certidão de Nascimento ou Casamento*;
  • 2 Fotos 3x4 recentes (colocar nome atrás das fotos);
  • Diploma do Curso de Graduação*;
  • Histórico do Curso de Graduação*;
  • Termo de Matrícula e Contrato assinados pelo aluno (será enviado após a inscrição, por e-mail).
  • * Os documentos acima devem ser enviados em cópia autenticada.
  • Para que o processo de liberação de login e senha de acesso às aulas aconteça mais rápido, os documentos podem ser escaneados e enviados via e-mail para comercial@grupoeducamais.com.br. Porém, ainda é obrigatório o envio da documentação via correio para o endereço citado acima.
Como recebo os boletos para os pagamentos das mensalidades?
  • Mediante o recebimento das documentações do aluno, a matrícula é formalizada e o departamento de cobrança é informado para providenciar a emissão dos boletos e enviar para o e- mail do aluno.
  • Caso a compra tenha sido feita sem Agente, os boletos ficarão disponíveis na área financeira da plataforma de estudo.
  • Lembrando que o 1º boleto de mensalidade terá seu vencimento de 30 dias, a contar da data de pagamento da matrícula.
Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC?
  • Sim, todos os cursos do Grupo Educamais, incluindo UNIMAIS – Faculdade Educamais, são reconhecidos pelo MEC. Com exceção dos cursos que não necessitam de registro que são: de Extensão e de Capacitação e Aperfeiçoamento.
Quem são os professores do Grupo Educamais?
  • O Grupo Educamais conta com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, todos com sólida formação acadêmica nas mais renomadas instituições brasileiras e estrangeiras; bem como, com significativa experiência no mercado de trabalho ou na pesquisa e docência, o que é fundamental para o êxito dos estudos pós-graduados.
Qual é a diferença entre pós-graduação, especialização, MBA e mestrado?
  • Especialização, MBA e Mestrado são modalidades de pós-graduação. No Brasil, a pós-graduação se organiza em:
  • LATO SENSU: Cursos voltados à prática profissional, com vistas à formação de especialistas em determinadas subáreas da ciência, tecnologia ou arte, em conformidade com as demandas do mundo do trabalho. Enquadram-se nesta modalidade os cursos de Especialização, MBA/CBA e Residência, todos conduzindo ao Título de Especialista. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da Administração, ou seja, estuda-se Marketing, Finanças, RH, Contabilidade, etc. Já CBA é a sigla, em inglês, para Certificating Business Administration ou, em português, Administração de Empresas Certificadoras. Para ter o título CBA é necessário, primeiramente, ter o MBA;
  • STRICTO SENSU: Cursos voltados à pesquisa em determinadas áreas da ciência, tecnologia ou arte. Além de preparar pesquisadores, a pós-graduação stricto sensu pode preparar docentes para a Educação Superior ou profissionais de alto nível para determinados segmentos da economia. Os cursos stricto sensu conduzem ao título de Mestre (mestrado profissional ou mestrado acadêmico) ou de Doutor (doutorado).
Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?
  • Sim, pode. Essa prática é comum na pós-graduação, contudo, é preciso estar ciente que o que habilita ao exercício de uma profissão é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar ninguém a exercer funções que dependam de habilitação adquirida no curso de graduação. Por exemplo, um enfermeiro que fizer pós-graduação na área de Psicologia enriquecerá seu currículo, aprofundará seus conhecimentos relativos à Psicologia e poderá ser um bom pesquisador na área, mas não poderá, em hipótese alguma, desenvolver atividades privativas da profissão de psicólogo. Possuir uma pós-graduação em área distinta da graduação é um diferencial competitivo no mercado de trabalho.
Que formação é necessária para ingressar na pós-graduação?
  • O candidato deverá possuir formação em nível superior completo, ou seja, curso de graduação (tecnológico, bacharelado ou licenciatura), presencial ou a distância, devidamente autorizado ou reconhecido pelo poder público.
Sou formado em Curso Superior de Tecnologia (tecnólogo), posso fazer pós-graduação?
  • Sim, é importante ressaltar que cursos na modalidade de tecnologia conferem o grau de tecnólogo e são cursos superiores, portanto, os formados podem prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu.
Candidatos que ainda não possuem o diploma podem se inscrever?
  • Sim, desde que apresentem, em caráter provisório, a Certidão de Colação de Grau ou Declaração de Conclusão de Curso (fotocópia autenticada) e Histórico Escolar (fotocópia autenticada). A fotocópia autenticada do Diploma deverá substituir a documentação provisória antes da finalização das disciplinas.
Qual é o período de inscrição dos cursos de pós-graduação EAD?
  • As inscrições para os cursos de pós-graduação EaD podem ocorrer a qualquer momento. Sabemos que o aluno é o próprio “gestor” de seu conhecimento, cabendo ao mesmo a responsabilidade de organizar seu tempo e planejar seus estudos.
O diploma especifica que o curso foi feito a distância?
  • Não. Como o diploma obtido em um curso a distância tem o mesmo valor legal daquele obtido em aulas presenciais, não há nada no documento que diferencie um do outro.
Todos os cursos têm seis meses de duração?
  • Não. Temos cursos de graduação com duração de quatro a oito semestres e cursos de pós- graduação com duração de um semestre ou um ano (conferir na página do curso sobre a disponibilidade de tempo de formação).
Como criar uma conta no site do Grupo Educamais?
  • Clique sobre o botão CADASTRA-SE na parte superior do site ou, se preferir, clique aqui para ser redirecionado ao formulário de cadastro.
  • Após digitar o número de seu CPF, clique sobre o botão VALIDAR, pois só assim os demais campos do formulário serão disponibilizados.
  • Por questões de segurança, o número do CPF é associado a uma conta específica, não podendo ser utilizado em um novo cadastro.
  • Preencha cuidadosamente todos os campos do formulário, pois estas informações serão indispensáveis em futuros contatos, identificação do aluno e na aquisição de cursos.
  • O e-mail informado durante o cadastro deve ser ativo e de fácil acesso, para que você possa validá- lo após o envio de suas informações.
  • Logo após o envio de seus dados, você receberá um e-mail com um link para ativação de seu cadastro. Obs.: Ao clicar no link, você será redirecionado a uma página específica que validará suas informações.
  • Neste mesmo e-mail, você receberá uma senha provisória com a qual poderá realizar sua autenticação em nosso portal.
  • Para sua segurança, recomendamos a mudança de sua senha provisória após seu primeiro acesso.
JÁ SOU ALUNO
Como recuperar minha senha?
  • Na página de Acesso a Área do Aluno, aquela onde se faz o login, clicar em ESQUECI MINHA SENHA. Preencha o campo com seu e-mail de acesso e, em alguns segundos, você receberá um e-mail com instruções para a recuperação de sua senha.
Qual a estrutura pedagógica das disciplinas?
  • O aluno deve cumprir na plataforma a seguinte estrutura: assistir os vídeos, ler os e-books e fazer os simulados e atividades referente a cada disciplina. O aluno não é cobrado pelo livro/e-book que ele ler ou pela vídeo que abriu, todo conteúdo online faz parte do curso. O que vai definir sua nota é a prova final e os simulados, portanto, se o aluno só ler o e-books e não quiser ver o vídeo ele já está preparado para fazer a prova.
Como são feitas as liberações das disciplinas no portal?
  • Para os cursos de duração semestral são liberadas duas disciplinas por mês, para cursos de duração anual é liberada uma matéria por mês.
Quando são liberados os simulados na plataforma?
  • Os simulados são liberados após o aluno concluir as aulas de vídeo. São disponibilizadas 3 tentativas para responder as questões.
Como é feita a avaliação final?
  • A avaliação final da pós-graduação é feita dentro da plataforma, na modalidade online. Após concluídos os simulados você poderá agendar o melhor horário e escolher o POLO SEDE. Já para cursos de graduação ela é presencial e acontecerá apenas no final do curso. Sua realização será em um de nossos polos. A indicação do local será de responsabilidade do agente localizado na sua região. Outra opção é solicitar para a secretaria, que indicará o polo.
Qual é a nota mínima para aprovação nos cursos de pós-graduação?
  • O aluno deverá obter nota igual ou superior a 70% para aprovação nas avaliações e no TCC. O aluno que não obtiver nota igual ou superior a 07 pontos, deverá realizar uma nova prova a ser solicitada em “Requerimentos”, dentro da sala de aula virtual.
É exigida elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?
  • Não é exigido um TCC ao término da pós-graduação, exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho. Disponibilizamos todas as orientações necessárias para o aluno desde o início do curso, garantindo que o aluno possa optar por fazer um TCC.
Se eu optar por fazer o TCC, qual é o formato dele?)?
  • Formato/Tema do TCC: Artigo Científico com 30 páginas ou mais, tema livre
  • Dando início ao curso, o aluno poderá elaborar o trabalho a qualquer momento, ficando a seu critério quando.
  • No portal, o aluno terá contato com o(a) orientador(a) responsável que dará todo o suporte necessário, assim como esclarecerá as dúvidas.
  • Para cursos com duração de 6 meses: as orientações iniciam a partir do 2º mês.
  • Para cursos com duração de 12 meses: as orientações iniciam a partir do 3º mês.
  • Entrega do TCC
  • O upload do arquivo deverá ser feito através da plataforma, dentro da área do aluno.
Fiz uma pós-graduação em outra Faculdade e gostaria de eliminar as disciplinas afins, como faço?
  • Você deverá encaminhar o seu certificado da pós-graduação concluída (fotocópia autenticada) com o histórico (fotocópia autenticada) para uma análise curricular. Poderá encaminhar pelo correio aos cuidados do setor pedagógico ou via e-mail para secretaria@grupoeducamais.com.br. O setor fará a análise e encaminhará para o aluno a resposta. Lembre-se que, independentemente da quantidade de disciplinas dispensadas, o aluno pagará o mesmo valor das mensalidades.
Perdi a data de pagamento do boleto. O que devo fazer?
  • Caso seu boleto da mensalidade passe da data de pagamento, é necessário abrir um ticket dentro da área do aluno direcionado ao setor Financeiro, solicitando a 2ª via atualizada.
Quando devo abrir um ticket?
  • Sempre que precisar de 2ª via de boleto, se deparar com algum bug na plataforma ou precisar de atendimento por parte da secretaria, não obtiver retorno do polo onde comprou seu curso ou tiver outras dificuldades.
Sou aluno de graduação e em minha cidade não há encontros presenciais, o que devo fazer?
  • O aluno deverá entrar em contato com o setor Comercial por e-mail no comercial@grupoeducamais.com.br ou ligar para (11) 2174-2350 para maiores informações.
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